Como os Ataques DDoS estão a ajudar a Ucrânia

Os ataques DDoS, correntemente denominados de ataques distribuídos de negação de serviço, tiram partido dos limites de capacidade específicos que se aplicam a todos os recursos de uma rede. Este tipo de ataque, consiste em enviar múltiplas solicitações para os alvos, com o objetivo de exceder a capacidade que a infraestrutura em questão tem de lidar, com os diversos pedidos, impedindo assim, o seu correto funcionamento.

Tendo em conta os acontecimentos das últimas horas, em que se fala sobre a tomada da capital ucraniana, as forças russas tem encontrado diversos entraves, desde: a resistência das forças armadas ucranianas, milícias, ou os diversos ciberataques direcionados ao governo russo e respetivo exército, nomeadamente ataques de negação (DDos), às infraestruturas de comunicações militares e à poluição do espectro de radiofrequência, usado pelo exército do Kremlin.

Estas lacunas, dificultam a obtenção de informações, ataques coordenados e abastecimento de veículos, do exército russo.